CASA LVR





































































Pretendia-se uma proposta para a reabilitação + ampliação de uma casa centenária inserida num terreno com 533m², situada na freguesia de Lavra, em Matosinhos.
Da construção existente apenas se aproveitará a “casa-mãe”, as restantes construções anexas, de menor qualidade espacial e construtiva, serão demolidas.

O novo programa acolherá um casal e dois filhos, e divide-se por dois pisos, com funções claramente definidas, numa área total de 200m²: no piso 0 articula-se o programa social da casa, relacionado com o pátio de entrada e com o jardim; no piso 1, estabeleceu-se o programa privado. Coerentemente, relaciona-se a zona social de casa com o exterior ajardinado através de grandes panos envidraçados, e protege-se o pátio de chegada e zona privada com aberturas criteriosamente escavadas nas paredes periféricas.
A nova construção envolve a antiga, define um pátio de acolhimento, e um revestimento comum unifica todos os volumes e superfícies opacas.


Ano: 2013 - … | Localização: Matosinhos, Portugal | Arquitectura: Alberto Dias Ribeiro | Colaboração: Ana Fareleira | Cliente: Privado | Fase: Estudo Prévio


:: voltar ao menu ::

© 2024 A2OFFICE ® . Todos os conteúdos deste site estão protegidos pelo CDA.