CASA MiDa





























































































































































































































O projecto começa com a análise do local e o entendimento de que a casa se deve preservar do ambiente construído que a envolve. Imposições regulamentares obrigam a um recuo dos limites do terreno relativamente à rua o que cria o desafio de ter que alinhar o plano de fachada da nova casa com os das casas vizinhas, ficando com menos terreno disponível na frente do lote. A solução passou por criar uma fachada cortina em balanço, que traz o alinhamento exigido, mas liberta o nível térreo, permitindo implantar a nova construção com o afastamento desejado sem comprometer o cumprimento das disposições regulamentares.
A fachada cortina faz-se recorrendo a um ripado de madeira, inspirado nas construções vernaculares de apoio às actividades agrícolas da região, os sequeiros e os palheiros. Esta solução permite uma “pele” ambivalente, que filtra a vista entre interior e exterior, garantindo mais privacidade, ao mesmo tempo que unifica todo o piso intermédio.

A casa terá um piso térreo semi-enterrado, que conterá a garagem e áreas técnicas. Os muros exteriores deste embasamento serão revestidos com um aparelho de junta seca de xisto, inspirados nos muros existentes no local, tradicionais desta região. O piso intermédio conterá dois quartos e as áreas sociais da casa, que se abrem completamente para a parte posterior do terreno, onde novos muros de xisto abraçam uma piscina que pontua a intervenção. No piso superior, localiza-se um espaço polivalente de estar virado para um a cobertura ajardinada, e o quarto principal da casa, que se abre para o jardim. Os três pisos são ligados por duas escadas de tiro, numa das quais se apoia um armário suspenso que divide a zona dos quartos da zona social da casa, no piso intermédio.


Ano: 2017 - … | Localização: Ribeirão, V.N. de Famalicão, Portugal | Cliente: Privado (ler testemunho) | Arquitectura: Alberto Dias Ribeiro |  Colaboração: Débora Nojiri | Fase: Obra



© 2024 A2OFFICE ® . Todos os conteúdos deste site estão protegidos pelo CDA.