EDIFÍCIO CASAS DA PRAÇA





























































































O processo começou com uma incógnita relativamente ao programa final, estando em aberto as possibilidades de habitação unifamiliar, bifamiliar ou multifamiliar. A geometria e a matemática conduziram à solução do meio e aí se aprofundou o desenho.

O novo edifício pretende articular as diferentes volumetrias dos edifícios da frente urbana onde se insere, aumentando a volumetria do edifício existente, ajudando a rematar a empena do edifício multifamiliar a norte, corrigindo a volumetria para a frente da Rua do Rancho da Praça com uma cobertura de uma água em telha onde se implantará uma mansarda com alinhamento paralelo ao da fachada frontal do edifício.

É objectivo da intervenção a construção de um edifício assumidamente contemporâneo, comprometido com a articulação com a envolvente heterogénea, mantendo por um lado, com a Rua do Rancho da Praça um diálogo de continuidade das métricas e proporções relativamente às fachadas mais antigas existentes e a manter, e por outro lado, com a envolvente construída a norte e a poente, uma relação volumétrica e de escala mais consentânea.

O novo edifício parte da fachada pré-existente, e cresce no sentido do interior do quarteirão, abrindo janelas recortadas sobre o logradouro redesenhado.

 

Ano: 2021 - … | Localização: Vila do Conde, Portugal | Arquitectura: Alberto Dias Ribeiro | Equipa de Projecto: Alexandra Marques, Débora Nojiri  | Cliente: Privado | Tipo: Projecto de Raíz | Estado: Obra


:: voltar ao menu ::


© 2024 A2OFFICE ® . Todos os conteúdos deste site estão protegidos pelo CDA.