5-OC.STRIPES - MÓDULO EXPOSITIVO


















































































































































































































































































A ideia base foi explorar a propriedade termomoldável do material Corian como se as placas fossem faixas de tecido.
Foi escolhida a cor Citrus Orange, do catálogo de cores sólidas do produto, cujo nome inspirou a criação.
As “faixas de tecido casca da laranja” vão sendo entrelaçadas numa estrutura negra, como se de um tear se tratasse. O resultado é uma malha tridimensional que combina a estrutura rígida de um tear com a fluidez das faixas de Corian Citrus Orange.

A peça não pretende ser narrativa na função a que se destina, mas antes, e por oposição, ser uma basecriativa que permita ao observador ficar mais interessado no potencial plástico do material do que na função a que se destina a peça. No fundo, tal como um ready made de Duchamp, se se retirar a significância funcional, uma determinada peça ganha uma essência plástica completamente autónoma e tende a valer por si.

No entanto, diversas utilidades têm sido atribuídas à peça, o que muito nos tem surpreendido e agradado: há quem veja aqui uma peça de estantaria para livros, uma cristaleira, um mostruário para sapatos ou carteiras...E mais haverá. O intuito foi precisamente não dar resposta, mas colocar o observador a fazer a pergunta!



...
Prémios: 

2012 - Projecto vencedor do Prémio Work in Progress'12, destinado a escolher as melhores propostas para projectos expositivos a serem executados para determinadas empresas/marcas no evento Projecto Casa'12 que teve lugar na Exponor.
...

Ano: 2012 | Localização: EXPONOR, Matosinhos, Portugal | Autoria do Projecto: Alberto Dias Ribeiro | Tipo: Concurso – 1.º Prémio | Construção: Materfut, S.A. | Fotografia: Al.Ma
© 2024 A2OFFICE ® . Todos os conteúdos deste site estão protegidos pelo CDA.