ANJO - INSTALAÇÃO NATALÍCIA






























O ANJO é o nome dado à instalação que representa simbolicamente um anjo, figura idílica, mensageiro divino, protector da boa acção. Procura ser o símbolo de uma campanha de recolha de bens essenciais a serem distribuídos pela altura do Natal.

OBJECTIVOS

Objectivo principal:

- angariar bens materiais essenciais, nomeadamente roupas e brinquedos, cedidos pelos cidadãos de Vila do Conde. Esses bens serão repartidos por instituições de solidariedade locais que farão a distribuição por pessoas carenciadas.

Objectivo complementar:

- dinamizar a zona central de Vila do Conde durante a época natalícia, animando o comércio local com a atracção de visitantes e curiosos.

Procurou-se uma formalização que utilizasse somente figuras geométricas elementares, traduzindo a essência da ideia. Um cubo (cabeça) e um cone de base conceptualmente circular (corpo) representam o anjo a pairar. O cone seria constituído por 24 faces, simbolizando o dia 24 de Dezembro, data da ceia de Natal, momento nuclear das comemorações familiares.

Cada uma das 24 faces do cone seriam “perfilhadas” por outras tantas personalidades distintas de Vila do Conde, ligadas a diversos meios. Participariam com a inscrição de uma palavra com a qual entendam poder simbolizar a época natalícia.

O anjo emanaria luz a partir do interior, iluminando focalmente uma caixa vermelha abaixo que cumpre um objectivo cénico e simbólico: seriam colocados no seu interior alguns dos donativos a serem distribuídos em acção pública.

A ideia previa que a instalação fosse inaugurada no dia 1 de Dezembro e a cerimónia de entrega dos donativos se realizasse logo a seguir ao dia de Natal, em data a definir.

Ano: 2012 - 13 | Localização: Vila do Conde, Portugal | Arquitectura: Alberto Dias Ribeiro

:: voltar ao menu ::

© 2024 A2OFFICE ® . Todos os conteúdos deste site estão protegidos pelo CDA.