QUIOSQUE PLATAFORMA ZERO








































































































Um pequeno espaço com pouco mais de 20m² era o local destinado à implantação deste quiosque, no átrio nascente da Estação de Metro Casa da Música.

Este projecto baseou-se na ideia de abrandamento entre percursos pendulares (casa-trabalho-casa; casa-escola-casa, etc) onde uma cor domina: o amarelo. Tal como na trilogia cromática dos semáforos, simboliza um instante de abrandamento, está entre o movimento e a paragem.

O amarelo, como cor predominante, necessita da convivência com cores neutras para se evidenciar. Desta forma, o espaço organiza-se hierarquizando as zonas de acesso do público com o amarelo e neutralizando (visualmente) as zonas de acesso restrito com o cinzento.

Ao nível da iluminação, e sendo um espaço de reduzidas dimensões, procurou-se criar diferentes tipos de iluminação pontual, tratando os espaços de exposição como temas próprios, criando gradientes e pontos focais na atenção do visitante.

...
Distinções:

2015 - Nomeação para o prémio Archdaily Building of the Year 2015 na categoria "Commercial Architecture". 

...


Ano: 2012 - 2013 | Localização: Estação de Metro Casa da Música, Porto, Portugal | Cliente: Plataforma Zero, Lda. | Arquitectura e Direcção Técnica da Obra: Alberto Dias Ribeiro | Construção: Retorvila Construções, Lda. | Fotografia: Al.Ma
© 2024 A2OFFICE ® . Todos os conteúdos deste site estão protegidos pelo CDA.