RESTAURANTE SÃO ROQUE



























































































Este projecto consistiu na remodelação do restaurante São Roque, um espaço com tradição na cidade de Vila do Conde mas que se encontrava fechado há alguns anos.

Pretendia-se mudar o conceito de restaurante, mantendo a organização funcional, centrando a atenção na criação de uma nova sala de refeições, que deveria assumir um carácter mais contemporâneo e acolhedor.

Alguma carpintaria fixa foi mantida, ainda que pintada noutra cor e as mesas originais foram integradas na intervenção. O tecto falso existente foi demolido dando lugar a um aumento de pé-direito e volume de ar no interior da sala, permitindo igualmente o acesso directo a todas as infraestruturas técnicas localizadas no tecto. Houve ainda o cuidado de dotar o espaço de melhor conforto acústico, razão pela qual se aplicaram painéis de isolamento e absorção acústica assim como um novo revestimento final em ripado de madeira que permite, além da ligação harmoniosa entre materiais existentes, fazer o corte da reverberação do espaço.
Por entre o ripado, surge a iluminação em lâmpadas estilo retro com luz de tom quente, que contrasta com as cores neutras que cobrem paredes e chão.

O pavimento cerâmico original foi coberto com um novo pavimento com excelentes propriedades acústicas, aspecto essencial analisado durante a concepção e que contribui de forma efectiva para a melhoria dos parâmetros de qualidade e conforto da sala de refeições.

Houve a intenção de que a sala, apesar de relativamente pequena, transmitisse a sensação de conter espaços diversos, sequenciais. Assim, aplicou-se um conjunto de tubos negros que criam a compartimentação necessária sem fechar o espaço. Neste sentido, surgem na sala dois espaços distintos, um que se pontuou com um banco corrido preenchido por almofadas, para um ambiente mais intimista, e outro ocupado por uma mesa alta que apoia no parapeito da janela, relacionando-se, através desta, com o largo e a fachada da Capela de São Roque, que dá nome ao restaurante.


Ano: 2014 - 2015 | Localização: Vila do Conde, Portugal | Cliente: Restaurante São Roque Arquitectura e Design de Interiores: Alberto Dias Ribeiro | Decoração: Alexandra Marques | Logotipo e Identidade Visual: Visivu Studio | Obra: IN-PROOV | Estado: Concluído | Fotografia: Al.Ma 


© 2024 A2OFFICE ® . Todos os conteúdos deste site estão protegidos pelo CDA.