ESPAÇO VALE DO SOL









































































































Inicialmente pretendia-se a consultoria na escolha de materiais para o acabamento das diversas superfícies em execução numa obra de um futuro espaço dedicado à realização de eventos diversos. 


Contudo, na visita efectuada verificou-se a necessidade de uma intervenção mais aprofundada, uma vez que foram detectadas diversas fragilidades, nomeadamente na débil articulação com a construção pré-existente; na desadequação do desenho da fachada principal relativamente ao fim a que se destina o edifício; na inconsistência da relação entre interior e exterior; na indefinição de percursos públicos e de serviços, entre outras questões de carácter funcional e estético.

Nesse sentido perspectivou-se uma intervenção mais ampla de forma a optimizar o que já estava feito: unificaram-se as fachadas, através de elementos e materiais comuns; alinharam-se as padieiras; propôs-se um redesenho da sala principal com um tecto com iluminação indirecta. Ao nível dos arranjos exteriores propôs-se integrar a piscina num plateau que passa a ser a figura central e liga a sala principal, a pérgola e os bancos escultóricos na envolvência da piscina. 

À entrada, propôs-se uma passagem coberta, um túnel que intensifica o momento de transição entre o exterior e o interior deste espaço de eventos. Este túnel desemboca numa clareira que liga ao plateau da piscina através de um percurso em ziguezague pontuado por alguns bancos para descanso ou contemplação.

A obra cumpriu parcialmente o estipulado no projecto e alguns aspectos foram alterados no decorrer dos trabalhos.



Ano: 2017 - 2018 | Localização: Ribeirão, V.N. de Famalicão, Portugal | Cliente: Privado | Arquitectura e Arranjos Exteriores: Alberto Dias Ribeiro | Fase: Concluído



:: voltar ao menu ::


© 2024 A2OFFICE ® . Todos os conteúdos deste site estão protegidos pelo CDA.