CASA RT






































































































































































































































Este projecto consistiu na reabilitação de uma casa localizada no centro da cidade do Porto, com cave, 2 pisos, sótão e um pequeno logradouro. 

Nos pisos inferiores foi criado uma zona social interligada em open space, potenciando desta forma a interacção entre os espaços e a disseminação de luz natural.
No piso superior, implantaram-se 2 quartos suites. Todos os pisos são ligados por uma escada nova, que conecta os espaços, desde a porta da entrada até ao sótão.

Da pré-existência foi mantida a memória de um lanternim que iluminava o patamar do piso 1. Neste novo lanternim surgem 3 novas janelas que aproveitam a luz natural e encaminham-na para outros espaços no sótão.
Ao nível da iluminação, optou-se por criar um sistema de luz indirecta e minimal, integrado nos elementos da casa (paredes, armários, tectos) e desta forma, numa casa de reduzidas dimensões, conseguir-se uma iluminação geral oculta que faz realçar o espaço sem se acrescentar a este.




...
Distinções:

2017 - Nomeação para o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2017 promovido pela Vida Imobiliária.

2017 - Nomeação para o Prémio Obra do Ano 2017, promovido pelo site Archdaily Brasil, entre 400 trabalhos seleccionados em países de língua portuguesa.

2017 - Duas nomeações para o prémio Archdaily Building of the Year 2017 nas categorias "Houses" e "Refurbishment".
...


Ano: 2015 - 2016 Localização: Porto, Portugal | Arquitectura: Alberto Dias Ribeiro | Colaboração (Estudo Prévio): Ana Fareleira | Cliente: Privado | Gestão de Processo: AZU – Mediação Imobiliária | Obra: José Sousa Construções, Lda Estado: ConcluídoFotografia: Al.Ma 
© 2024 A2OFFICE ® . Todos os conteúdos deste site estão protegidos pelo CDA.