Esta encomenda
trata da reabilitação de um edifício de habitação bifamiliar, com construção de
inícios do século XX, localizado no centro histórico de Vila do Conde.
Pretende-se a transformação em edifício de habitação unifamiliar.
A primeira visita ao edifício com o Cliente permitiu identificar os problemas essenciais a resolver: a excessiva compartimentação ao nível do piso térreo; a falta de luz no interior do edifício; o espaço diminuto ao nível do piso superior; a ampliação de pouca qualidade da fachada tardoz e o logradouro impermeabilizado.
O projecto inicia-se com a compreensão volumétrica e construtiva do edifício existente, percebendo-o para o alterar em diálogo, umas vezes de preservação outras de evolução. Entendeu-se como essencial a manutenção da imagem urbana, inserido que está contexto urbano histórico, ainda que pontuado por alguma heterogeneidade. Fundamental foi também o respeito pela escala e proporção do edifício, tanto no exterior como no interior, sem mimetizações e assumindo que as necessidades programáticas actuais requerem uma actualização espacial natural.
A intervenção estrutura-se a partir da criação de um grande espaço vazio no interior do edifício que conduz a luz zenital pelo seu interior e a espalha generosamente por diversos espaços interiores até ao piso térreo, sedento de luminosidade.
No logradouro desenharam-se socalcos permeáveis, que permitem ampliar o ângulo visual ao nível do piso térreo, eliminando a sensação de “buraco” que se sente actualmente, trazendo igualmente mais luminosidade e melhor ventilação aos espaços interiores aí localizados.
No piso superior são propostas duas novas mansardas, que reinterpretam as existentes, e propõe-se uma varanda virada à frente, que permite trazer para a casa uma vista desafogada sobre o rio e a nau quinhentista.
Ano: 2018 - … | Localização: Vila do Conde, Portugal | Cliente: Privado | Tipo: Projecto de Reabilitação | Arquitectura: Alberto Dias Ribeiro | Colaboração: Cristiano Dias (levantamento), Alexandra Marques, Angelina Vougari, Bernardo Faria, Débora Nojiri e Mariana Gonçalves | Obra: Construtura | Fase: obra