CASA PaBá
















































































































































































































































































O terreno tem no seu interior uma moradia unifamiliar construída durante os anos 50 do século XX, 
com uma arquitectura moderna típica desse período. Apenas existe acesso pedonal, não existindo qualquer acesso de veículos ao interior do terreno.

Analisando as necessidades funcionais que o requerente pretende levar a cabo, chegou-se à conclusão de que se trataria de uma intervenção não só de alteração do edifício no seu interior, mas também de ampliação, uma vez que era premissa base a introdução de um espaço de aparcamento automóvel no interior do terreno. Após alguns estudos optou-se por implantar a garagem adossada ao edifício existente, aproveitando uma área plana a nascente que estava a uma cota favorável para se realizar a ligação à rua.

A ampliação proposta tem a forma de um “L” e abraça o edifício existente ao nível do piso térreo. A massa do edifício é propositadamente fragmentada por diferentes manchas de textura e cor, diluindo o peso volumétrico em faixas horizontais.
Os vãos existentes são integrados na intervenção actual, mantendo parte da linguagem moderna da moradia original, por motivos de reconhecimento do valor arquitectónico do edifício, mas também por uma ligação afectiva à memória de uma moradia de família e por conveniência orçamental.

Ano: 2017 - … | Localização: Trofa, Portugal | Cliente: Privado | Tipo: Alteração + Ampliação | Arquitectura: Alberto Dias Ribeiro | Fase: Obra


© 2024 A2OFFICE ® . Todos os conteúdos deste site estão protegidos pelo CDA.